Preparo na prensa francesa

PREPARO NA PRENSA FRANCESA

Até um tempo atrás era mais difícil achar no mercado esse tipo de equipamento, mas hoje em dia é muito comum, que, inclusive, você encontra aqui no nosso site, clicando aqui! 🙂

Neste guia, ensinaremos o preparo na prensa francesa (french-press), método que se destaca por extrair um café encorpado, através de uma infusão entre o pó e a água, mas sem perder a doçura. O preparo é muito simples, bastando apenas seguir o passo a passo.

 

O QUE É NECESSÁRIO

Prensa francesa
– 35 gramas (5 colheres de sopa cheia) de Café CompilaGrão
– 350ml de água filtrada ou mineral

 

COMO VOCÊ VAI PREPARAR

1. Inicialmente, ferva 350ml de água + 100ml extra de água para escaldar a prensa e o(s) recipiente(s) que você vai servir o café. Esse passo é importante porque vai ajudar a manter a temperatura dos utensílios durante a extração, evitando que seu café esfrie rapidamente. Após isso, pode dispensar a água.

2. Para esse método de preparo, sugerimos que você utilize uma moagem média grossa e que tanto a torra quanto a moagem sejam recentes, para garantir todo o frescor e as propriedades do seu café. Á água deve estar com temperatura em torno de 90 a 93 °C.

3. Insira o pó de café na prensa e vá despejando aos poucos a quantidade de água que seja suficiente para cobrir o café. Conte em torno de 1 minuto para que ocorra a absorção da água pelo café. Chamamos essa etapa de pré-infusão.

4. Em seguida, coloque imediatamente o restante da água e misture suavemente com um utensílio de plástico ou madeira (para não danificar o vidro da sua jarra). Por fim, coloque a tampa na prensa, mas sem afundar a peneira no êmbolo de infusão.

Dica para nerds: É importante mexer o pó de café, pois, quando bem fresco,  o café costuma liberar bastante gás carbônico e é possível notar através das pequenas bolhinhas em volta das partículas de café que tendem a isolá-lo da água e bloquear parcialmente a extração. Ao mexer, você libera esse gás carbônico e imerge totalmente o café na água. Agora podemos voltar ao processo. 🙂

5. Deixe o café em infusão durante 4 minutos. É nesse momento que ocorrerá a extração mais intensamente e a água estará extraindo óleo, açúcares e outros componentes do café que resultará no aroma, sabor e demais características do produto final.

6. Passados os 4 minutos, é hora de baixar o êmbolo bem devagar até encostar a peneira no fundo da jarra, observando finalizar o processo de extração.

Pronto! Agora com seu café compilado, é só deliciar-se!