Preparo no filtro de papel

PREPARO NO FILTRO DE PAPEL

Falando em café, o preparo no filtro de papel é disparado, um dos mais comuns. Contudo, existem várias marcas e tipos de filtros e o resultado de cada um, possui uma particularidade.

Dentre os filtros disponíveis, podemos citar o Melitta, o coador de pano (também conhecido como café modo raiz), o Hario V60, e outros. Neste guia, ensinaremos o preparo no filtro de papel, independente do modelo utilizado. Mas, se quiser aprender o preparo no coador de pano e descobrir como deixar sua avó ou mãe orgulhosa, clica aqui e vem comigo!

Nesse guia, chamamos atenção em especial ao Hario V60, por possuir alguns detalhes que o diferencia dos coadores comuns, o tornando um coador com super poderes! Saca só:
– Possui uma abertura maior na base do coador (o que permite controlar tanto a velocidade, quanto a absorção do café durante a filtragem);
– Possui espirais na parte interna, que facilitam a expansão do pó de café.

 

O QUE É NECESSÁRIO

– Coador de sua preferência
– Filtro de papel
– 25 gramas (4 colheres de sopa cheia) de Café CompilaGrão
– 250ml de água filtrada ou mineral

 

DICA BÔNUS

Sempre ferva em torno de 100ml a mais de água, para que possa utilizar essa quantidade no momento em que você for escaldar o filtro de papel e esquentar o recipiente que vai receber a bebida. Essa dica é muito importante, pois, fazendo dessa forma, é possível eliminar o sabor natural do papel, além de qualquer resquício que possa estar no filtro, e deixando também os utensílios na mesma temperatura para o momento da extração do café.

 

COMO VOCÊ VAI PREPARAR

1. Ferva a água em uma temperatura em torno de 90 a 93 °C.

2. Encaixe o filtro de papel no coador, ficando atento às dobras nas laterais, para que tenha um encaixe perfeito.

3. Acrescente o pó de café ao filtro de papel. Para esse método, sugerimos que você utilize uma moagem média e que tanto a torra quanto a moagem sejam recentes, para garantir todo o frescor e as propriedades do café.

4. Comece colocando um pouco de água (em torno de 80ml), apenas suficiente para cobrir o pó que está no filtro. Aguarde a absorção da água pelo café (isso deve levar em torno de 40 a 50 segundos) e contemple a liberação dos gases do café (Bloom). Vale lembrar que, caso a água esteja em temperatura superior a 93 °C, poderá queimar o café e deixá-lo amargo.

5. Após a primeira absorção da água, acrescente o restante da água em movimentos circulares e constantes, em ritmo lento. Dessa forma, é possível controlar a quantidade de água e assim, adequar ao seu paladar. Em geral, o processo de extração deve levar em torno de 3 a 4 minutos.

Pronto! Agora com seu café compilado, é só deliciar-se!