Preparo no coador de pano

PREPARO NO COADOR DE PANO

Falando em café, o preparo no coador de pano é disparado, um dos mais apreciados. Neste guia, ensinaremos o preparo no coador de pano. Isso mesmo, aquele coador que sua avó, mãe e o pessoal das antigas adorava preparar!

Uma grande vantagem desse método é que, além de ser um método nostálgico, o ambiente fica com um aroma irresistível, devido o café ficar suspenso no suporte.

Porém, existem alguns cuidados simples e importantes na manutenção do seu coador de pano:
– Ao primeiro uso, escaldar o coador com água quente para a eliminação da goma natural do pano, bem como odores e quaisquer resíduos que possam existir;
– Após o uso, lavar o coador em água corrente, sem a utilização de alvejante, detergente ou qualquer outro produto químico;
– Manter o coador de pano dentro de um recipiente com água, evita a proliferação de bactérias;
– Preferencialmente, realizar a troca do coador a cada mês.

 

O QUE É NECESSÁRIO

Coador de pano
– 25 gramas (4 colheres de sopa cheia) de Café CompilaGrão
– 250ml de água filtrada ou mineral

 

DICA BÔNUS

Sempre ferva em torno de 100ml a mais de água, para que possa utilizar essa quantidade no momento em que você for escaldar o coador de pano e esquentar o recipiente que vai receber a bebida. Essa dica é muito importante, pois, fazendo dessa forma, é possível higienizar o pano, além de eliminar qualquer resquício que possa estar no pano, e deixando também os utensílios na mesma temperatura para o momento da extração do café.

 

COMO VOCÊ VAI PREPARAR

1. Ferva a água em uma temperatura em torno de 90 a 93 °C.

2. Encaixe o coador de pano no suporte e acrescente o pó de café ao coador. Para esse método, sugerimos que você utilize uma moagem média e que tanto a torra quanto a moagem sejam recentes, para garantir todo o frescor e as propriedades do café.

3. Comece colocando um pouco de água (em torno de 80ml), apenas o suficiente para cobrir o pó que está no coador. Você perceberá uma rápida absorção da água pelo café (isso deve levar em torno de 30 a 40 segundos). Aproveite e contemple a liberação dos gases do café (Bloom). Vale lembrar que, caso a água esteja em temperatura superior a 93 °C, poderá queimar o café e deixá-lo amargo.

4. Após a primeira absorção da água, acrescente o restante da água em movimentos circulares e constantes, em ritmo lento. Dessa forma, é possível controlar a quantidade de água e assim, adequar ao seu paladar. Em geral, o processo de extração deve levar em torno de 3 a 4 minutos.

Pronto! Agora com seu café compilado, é só deliciar-se!